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Ref.: MCoCa08-010

Comportamento mecânico em tração e análise da região de fratura de compósitos de matriz epóxi com adição de lama vermelha

Apresentador: Miriane Alexandrino Pinheiro

Autores (Instituição): Pinheiro, M.A.(Universidade Federal do Pará); Silva, A.C.(Universidade Federal do Pará); Dos Reis, M.L.(Universidade Federal do Pará); Candido, V.S.(Universidade Federal do Pará);

Resumo:
O reaproveitamento de resíduos tem se tornado cada vez mais importante em diversos setores da indústria, em especial na construção civil. A lama vermelha é um resíduo insolúvel gerado no processo de obtenção do alumínio da bauxita, através do processo Bayer, composta principalmente por finas partículas de óxidos e hidróxidos de sílica, alumínio, ferro, cálcio e titânio, esse resíduo é gerado em quantidades consideráveis e depositado em lagoas de disposição, o que pode ocasionar diversos danos ambientais. Com isso, torna-se importante a utilização da lama vermelha em aplicações ambientalmente corretas, para assim reduzir o volume deste resíduo em aterros. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo avaliar o comportamento em tração de compósitos de matriz epóxi com adição de lama vermelha. Os corpos de prova foram produzidos em moldes de silicone e lixados para atender as especificações da norma ASTM D 638, e para realização de ensaios de resistência em tração e posteriormente análise da região da fratura por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Foram produzidos corpos de prova de matriz epóxi com incorporação de 5, 10, 15, 20, 25 e 30 % em massa de lama vermelha (LV). Os resultados indicaram, que modo geral, a resistência em tração diminuiu e a rigidez do material aumentou com a adição de resíduo na matriz. O compósito 5 % de LV exibiu valor de resistência à tração mais próximo ao obtido para a matriz. As micrografias das regiões de fratura indicaram que a fratura ocorreu de forma frágil, e na medida que o resíduo foi adicionado a matriz aumentaram a concentração de defeitos, como poros e aglomeração de partículas do resíduo, o que pode ter influenciado nos resultados obtidos. Ademais, apesar dos resultados obtidos em tração é importante ressaltar que, este resíduo pode ser aplicado em novos materiais de engenharia, ainda que em pequenas quantidades, diminuindo a concentração de LV no meio ambiente.