Ref.: MmeCa08-007
Apresentador: Carlos Triveño Rios
Autores (Instituição): Rios, C.T.(Universidade Federal do ABC); Lancia, I.A.(Universidade Federal do ABC);
Resumo:
A liga de 2024-T351 é amplamente utilizado em estruturas aeronáuticas e aeroespaciais, em peças de automóveis e diversas outras aplicações de engenharia, principalmente, por sua relação resistência/peso, bem como boa resistência à fadiga. A liga 2024 na condição solubilizada e envelhecida podem estar sujeitas a temperaturas moderadas durante a sua aplicação. No entanto, processos de sobre envelhecimento podem conduzir a uma diminuição significativa na resistência do material. O presente trabalho tem por objetivo estudar a influência de tratamentos térmicos de recozimento próximos às temperaturas de envelhecimento; 110, 150, 200, 250 e 300 ºC em relação à microestrutura, dureza e resistência compressiva. Os resultados mostraram que a dureza e tensão de escoamento da amostra como recebida é superior em aproximadamente 1,3 e 6,3 vezes superior que a amostra como fundida, respectivamente, devido à presença de fases eutéticas (Al2Cu, Al2CuMg, Mg2Si e Al12(Fe,Mn,Cu)Si) nos braços dendríticos da amostra como fundida. Nas amostras como recebida e recozidas não foram observadas as fases Al2Cu e Mg2Si, a exceção das fases Al2CuMg, Al7Cu2Fe e Al12(Fe,Mn,Cu)Si nos grãos alongados de alumínio. No entanto, em relação à dureza e resistência compressiva não houve variações significativas na amostra recozida em 110 ºC, porém, houve alguma melhoria na amostra recozida em 150 ºC, e nas amostras de 200 a 300 ªC se observou uma redução significativa, devido á transformação de precipitados coerentes e semicoerentes em precipitados coerentes S- Al2CuMg.