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Ref.: MmeCa23-003

Avaliação do Potencial da Liga Al-5Cu-1,5Mg-0,5Co para Aplicações Aeronáuticas: Uma Análise Abrangente da Microestrutura e Resistência Mecânica

Apresentador: Júlia Silva Borges

Autores (Instituição): Borges, J.S.(Universidade Estadual Paulista); dos Santos, J.R.(Universidade Estadual Paulista); Vida, T.(Universidade Estadual Paulista); Brito, C.(Universidade Estadual Paulista);

Resumo:
Na indústria aeronáutica, melhorar o desempenho e reduzir custos requer o desenvolvimento de materiais aprimorados. Dentre as ligas mais utilizadas na indústria aeronáutica, temos a liga Al-2024-T3. A pesquisa em ligas metálicas foca em equilibrar leveza com propriedades de resistência a danos, fadiga, força e corrosão. Toda propriedade das ligas metálicas depende do arranjo microestrutural, do tamanho de grão; morfologia e distribuição das fases da microestrutura; segundas fases, das heterogeneidades de composição química; inclusões; porosidade etc. Sabe-se que esses aspectos intrínsecos da microestrutura dependem essencialmente dos parâmetros de fabricação, ou seja, velocidade de solidificação, taxa de deformação, velocidade de usinagem, tipo de tratamentos térmicos etc. Em ligas de alumínio, o cobalto (Co) forma o composto intermetálico Co?Al?. O Cobalto atua como um estabilizador de tamanho de grão, auxiliando a preservar grãos mais finos. A literatura contém poucos trabalhos abordando o efeito da adição de Co no comportamento das propriedades mecânicas de ligas alumínio, a adição estratégica de cobalto em ligas Al-Cu-Mg, constituindo uma alternativa para otimizar as propriedades mecânicas destas ligas. O presente trabalho objetiva avaliar a resistência mecânica de uma em liga Al-5%Cu-1,5%Mg-0,5%Co. A liga foi elaborada em forno mufla e solidificada em coquilha de escalonada de bronze, a caracterização microestrutural foi realizada por microscopia ótica, e os de ensaio de mecânicos foram realizados de acordo com as normas ASTM E8 e E9. A análise microestrutural revelou uma morfologia predominantemente dendrítica, indicando um processo de transição entre morfologia celular rápida e dendrítica, com crescimento de grão associado à redução da taxa de resfriamento. Os ensaios mecânicos indicaram um limite de resistência de 160 MPa à tração, e de 300 MPa em compressão.