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Ref.: MpoErec08-004

Caracterização das propriedades mecânicas de polipropileno reciclado para reutilização em veículos de duas rodas

Apresentador: Joaquim Souza De Oliveira

Autores (Instituição): De Oliveira, J.S.(Universidade do Estado do Amazonas); Palheta, R.T.(Universidade do Estado do Amazonas); Amâncio da Silva, W.T.(Universidade do Estado do Amazonas); da Silva, V.N.(Universidade do Estado do Amazonas); da Silva, P.B.(Universidade do Estado do Amazonas); MOREIRA, G.S.(Universidade do Estado do Amazonas); Silva, B.M.(Universidade do estado do Amazonas); Junior, J.S.(Universidade do Estado do Amazonas); Reinaldo, J.d.(Universidade do Estado do Amazonas); da Silva, R.N.(Universidade do Estado do Amazonas); Teixeira Junior, R.M.(Universidade do Estado do Amazonas);

Resumo:
O polipropileno (PP) é um polímero com ótimas propriedades físicas e boa resistência à degradação por ação de substâncias químicas, sendo largamente empregado na fabricação de diversos produtos. Com o aumento na produção polímeros, cresce também a preocupação com os impactos ambientais gerados pelo descarte inapropriado desses materiais. Uma alternativa muito empregada para mitigar esses impactos é a reutilização por meio da reciclagem, onde os resíduos plásticos são reprocessados e misturados em diferentes proporções ao material virgem, proporcionando uma solução para as questões ambientais e reduzindo custos de produção com matéria-prima. O processo de reciclagem de polímeros pode gerar perda de propriedades mecânicas, comprometendo a qualidade dos produtos plásticos. Neste trabalho foram avaliadas misturas com variação de 5, 10 e 15% de PP reciclado (PPrec) adicionado ao PP virgem (PPv), com o objetivo de determinar os efeitos sobre as propriedades mecânicas. A mistura PPrec15% atingiu valores de resistência máxima de 20,3 MPa e 351% de alongamento, uma redução de 31 e 22%, respectivamente, em relação ao PPv. A dureza HRR das misturas apresentou valores entre 85,3 (PPv) e 81,5 (PPrec15%), uma redução de 4,45%. Para o ensaio de resistência ao impacto izod, a variação nos resultados obtidos foi de 83,5 a 57,7 kJ/m², caracterizando uma redução de aproximadamente 31%. Os resultados deste estudo indicam a viabilidade de aplicação dessas misturas no processo de fabricação de componentes para motocicletas, desde que não seja requerida uma elevada tenacidade.