Ref.: MmePr40-002
Apresentador: Carla Raílla Oliveira
Autores (Instituição): Oliveira, C.R.(Universidade Federal de São Carlos); Rovere, C.A.(Universidade Federal de São Carlos); Brandim, A.D.(Instituto Federal do Piauí);
Resumo:
A utilização dos AHSS (Aços Avançados de Alta Resistência) vem sendo cada vez mais difundida na indústria automobilística. No entanto, alguns aços dessa classificação, como os aços Dual Phase, necessitam ser estudados mais profundamente para uma possível aplicação no setor, devido a alteração nas propriedades do material após o processo de soldagem. A soldagem por fusão é realizada com adição de calor para fundir o metal de adição e/ou metal de base, no caso da soldagem autógena o material é soldado sem a presença de metal de adição. O calor utilizado durante a soldagem produz efeitos no material, esses efeitos são mais visíveis em duas zonas do material após o processo: zona termicamente afetada (ZTA) e zona fundida (ZF), onde, dependendo da extensão de cada zona, é possível analisar os efeitos causados pelo calor nessas diferentes áreas. Tais efeitos podem beneficiar ou prejudicar o material dependendo de sua aplicação, devido o aquecimento podem surgir novas fases, formação de impurezas, alterações microestruturais e outros. Com isso, o presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos da soldagem do tipo TIG autógena, nas propriedades mecânicas do Aço DP 1200 galvanizado. Analisando o material após soldagem para a verificação do ciclo térmico e a influência nas propriedades mecânicas do material. Utilizando ensaio de tração, resistência ao impacto e microdureza. Foi observado um aumento na energia de soldagem e aporte térmico, quando comparados com o material com metal de adição. Tal fato, afetou as propriedades mecânicas do material pois a grande quantidade de calor na chapa de espessura fina favoreceu a transformações de fases, o surgimento da fase austenita retida foi de fundamental importância para as respostas mecânicas do material, apresentando valores menores de dureza, uma boa resistência ao impacto e diminuindo o limite de resistência à tração (LRT). Com base nos resultados obtidos é possível concluir que processo de soldagem TIG autógeno para o aço DP 1200 apresentou alterações no ciclo térmico de soldagem, microestrutura e propriedades mecânicas, quando comparado com o mesmo processo utilizando metal de adição. Portanto, são sugeridas mudanças no processo de soldagem com a diminuição da corrente e controle do resfriamento do material.