Ref.: MmePr40-001
Apresentador: Raquel Virgínia Ferreira da Silveira
Autores (Instituição): Silveira, R.V.(Instituto Tecnológico de Aeronáutica); Diniz, S.B.(Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca); Zilnyk, K.D.(Instituto Tecnológico de Aeronáutica); Junior, R.A.(Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca); dos Santos, K.F.(Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca);
Resumo:
As ligas de alumínio ao serem utilizadas nos processos de soldagem por fusão apresentam diversos problemas devido ao seu baixo ponto de fusão e a facilidade de reagir com oxigênio, sendo assim, o processo de união Friction Stir Welding (FSW) vem sendo apresentado como uma alternativa, pois ocorre no estado sólido, ou seja, sem a fusão do material. Este processo consiste em utilizar uma ferramenta não consumível que gira em relação ao seu próprio eixo e avança ao longo da chapa, gerando calor e a deformação do material devido ao atrito entre as duas, formando a linha de soldagem. Com objetivo de avaliar a influência da velocidade de soldagem, foram utilizadas diferentes velocidades (22, 44, 112 e 224 mm/min), mantendo os demais parâmetros constantes, de modo a definir a maior velocidade que permite obter juntas soldadas de qualidade para o alumínio 5052-H34 com 2 mm de espessura. A temperatura da chapa durante a soldagem foi monitorada por meio de termopares. Neste estudo, após as soldagens, foram realizadas inspeções visuais (superfícies e transversal a linha de soldagem), ensaio de tração uniaxial e dureza Vickers. De acordo com os resultados obtidos todas as amostras analisadas na seção transversal não apresentaram defeitos na linha de solda. Em relação a dureza Vickers, as amostras soldadas com as velocidades de 22 e 224 mm/min apresentaram uma dureza mais uniforme, porém a amostra soldada com 224 mm/min apresentou valores de dureza maiores, fato este que é justificado devido a menor temperatura obtida durante a soldagem. Já os resultados do ensaio de tração reforçam a seleção da velocidade de 224 mm/min como a mais efetiva, pois para esta velocidade se teve o menor decréscimo dos valores de limite de escoamento e limite de resistência a tração em relação ao material base. Os resultados obtidos indicam a viabilidade do processo de soldagem FSW para a união de chapas da liga 5052-H34, mostrando a possibilidade de gerar no alumínio juntas soldadas com qualidade e proporcionando uma boa produtividade.