Ref.: MCoCa08-004
Apresentador: Adriano Diegues da Silva Rocha
Autores (Instituição): Rocha, A.D.(Universidade Federal do Pará); Dias, R.Y.(Universidade Federal do Pará); Rocha, T.O.(Universidade Federal do Pará); Mendonça, A.G.(Universidade Federal do Pará); Fujiyama, R.T.(Universidade Federal do Pará);
Resumo:
Com o avanço tecnológico, muitas áreas e subáreas da engenharia tiveram uma demanda por estudos direcionados a novos materiais visando versatilidade, sustentabilidade e
redução de custos. Em se tratando do consumo global, tem-se a avaliação do esgotamento dos
recursos não renováveis, além da produção em massa de resíduos e contaminantes, que
afetam diretamente o meio ambiente. No estudo de materiais compósitos, subárea da ciência
dos materiais, vislumbra-se a substituição de matérias-primas que possam prejudicar o
ambiente gerando resíduos nocivos do ponto de vista ecológico por materiais naturais e
renováveis e o desenvolvimento de novos compósitos com o principal foco na substituição de
materiais que geram resíduos nocivos do ponto de vista ecológico, sobretudo a nível nacional,
com a extensa biodiversidade, com destaque para as regiões Norte e Nordeste. A presente
pesquisa tem por objetivo avaliar o comportamento mecânico de compósitos de matriz
polimérica reforçados por três tipos de fibra, provenientes de três diferentes estruturas da
morfologia de plantas, são elas fibras de: sisal, juta e açaí, provenientes de folha, caule e
semente, respectivamente. A matriz usada na fabricação do compósito foi a resina poliéster e
agente de cura MEK. Foram confeccionados corpos de prova em moldes de silicone
padronizados de acordo com a norma ASTM D638. Os corpos de prova, após o processo de
cura, foram submetidos a testes de tração para a obtenção do limite de resistência à tração dos
materiais. Os resultados foram comparados com outros dados já existentes na literatura para
avaliação do comportamento mecânico. Também foram efetuados registro de imagens para
avaliar e descrever o mecanismo de falha predominante de cada material compósito e
correlacionar com as propriedades em tração.