Ref.: EmaErec13-001
Apresentador: Samara Laís Cardoso Batista
Autores (Instituição): Carvalho, L.d.(Universidade Federal da Bahia); Azevedo, J.B.(Universidade Federal da Bahia); Batista, S.C.(Universidade Federal da Bahia); Silveira, C.S.(Universidade Federal da Bahia);
Resumo:
A separação de materiais plásticos recicláveis promove o hábito de separação do lixo na fonte geradora para o seu aproveitamento como matéria-prima para novos produtos, além de estimular a educação ambiental relacionada com a redução do consumo e do desperdício. Este é um conceito aplicado no desenvolvimento deste trabalho que tem como objetivo apresentar o projeto de implantação da Coleta Seletiva em Instituição de Ensino, para aproveitamento dos materiais plásticos recicláveis como matéria prima para confecção de placas decorativas utilizadas em atividades práticas durante a disciplina Reciclagem de Plásticos. A metodologia aplicada consistiu inicialmente na sensibilização da comunidade acadêmica para a coleta seletiva na UFBA Camaçari, incluindo reuniões com a direção, mapeamento dos resíduos por meio de pesquisa e levantamento de informações, alocação de lixeiras conforme o tipo e volume de resíduos, capacitações para conscientização, estabelecimento de contatos com cooperativas para destinação adequada dos demais materiais recicláveis, acompanhamento e avaliação semanal do programa e elaboração de cartilha com base na experiência para orientar outras instituições de ensino em Camaçari-BA.Parte dos resíduos plásticos coletados foram utilizados em aulas práticas da disciplina Reciclagem de Plásticos. Nesta disciplina, os alunos aplicam conceitos que envolvem etapas da reciclagem mecânica como separação, beneficiamento dos resíduos e fusão para obtenção de novas peças plásticas. Durante o reprocessamento dos resíduos é possível avaliar parâmetros dos polímeros como índice de fluidez, tempo e temperatura de fusão, volume de resíduos e pressão de compactação e desta forma podem correlacionar características dos reciclados com as propriedades dos novos produtos obtidos a partir deles. Logo, considera-se que a coleta seletiva em um ambiente educacional pode permitir a utilização dos resíduos em produtos proporcionando uma aplicação prática e educativa na componente curricular. Portanto, a efetivação desse projeto representa um passo significativo em direção a práticas mais sustentáveis e conscientes, gerando impactos positivos tanto ambientais quanto educacionais.