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Ref.: MmePr13-001

Análise de Lubrificantes em Forma de Sabão para Utilização em Processo de Trefilação por Cassetes em aços CA-60

Apresentador: Rafael Menezes Nunes

Autores (Instituição): Nunes, R.M.(Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Xavier, G.C.(Universidade Federal do Rio Grande do Sul);

Resumo:
O processo de trefilação por cassetes laminadores é uma técnica utilizada para reduzir o diâmetro de um material, como fios ou barras metálicas, de forma precisa e controlada. Nesse método, são empregados conjuntos de rolos chamados cassetes laminadores, nos quais o material passa sucessivamente para atingir o diâmetro desejado. Durante o processo, o material é puxado através de uma série de cassetes laminadores, cada um deles composto por rolos progressivamente menores. Cada passe pelos cassetes laminadores resulta em uma redução adicional no diâmetro do material, permitindo atingir as dimensões desejadas com maior precisão. Esse método é comumente utilizado na produção de fios e barras metálicas, proporcionando controle sobre as propriedades mecânicas e dimensões finais do produto. A trefilação por cassetes laminadores é uma etapa importante em processos industriais que requerem materiais com tolerâncias dimensionais rigorosas e características mecânicas específicas. Neste trabalho foram analisados 3 diferentes lubrificantes em forma de sabão. Os experimentos foram realizados em uma máquina universal de ensaios partindo de um fio-máquina de bitola 5,5mm e fazendo uma redução de área de 10% aproximadamente. Utilizou-se uma velocidade de 300mm/min e obteve-se a força para cada lubrificante testado. A partir dos resultados de força obtidos aplicou-se o método de Siebel para determinação do coeficiente de atrito para cada lubrificante analisado. Da mesma forma também foram realizados experimentos para determinação da camada de lubrificante remanescente nas barras trefiladas. Os resultados obtidos mostram que há diferenças entre os coeficientes de atrito para cada um dos lubrificantes, bem como verificou-se diferenças nas camadas de lubrificante remanescente nas barras trefiladas.