Ref.: EmaEgp24-001
Apresentador: Tomaz Fantin Souza
Autores (Instituição): Souza, T.F.(Instituto Federal Sul-rio-grandense); Caetano, M.R.(Instituto Federal Sul-rio-grandense);
Resumo:
O objetivo deste trabalho foi realizar uma reflexão sobre a ação pedagógica “Desafio das Pontes de Espaguete” no Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, Campus Sapucaia do Sul. O “Desafio” tem como eixo central a integração entre a teoria e a prática como princípio educativo, formativo e pedagógico, buscando o fortalecimento das relações de ensino-aprendizagem nas disciplinas de mecânica dos sólidos, desenho e de resistência dos materiais para os cursos técnicos integrados de mecânica, eletromecânica, controle e automação e fabricação mecânica, além de cursos superiores de arquitetura e das engenharias mecânica e civil de diferentes Campi do IFSul e de Universidades da região metropolitana de Porto Alegre. Para que fosse realizada esta reflexão foram analisados o histórico do evento e sua relação com o ensino e a aprendizagem numa perspectiva de verticalização do ensino em mecânica e materiais. Foram levantados os dados históricos obtidos ao longo do processo e as diferenças nas atividades propostas nos técnicos e nos cursos superiores, estes resultados foram debatidos e indicaram que, apesar do notável sucesso da atividade e de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, diante da realidade social do país, serão necessárias algumas modificações para que efetivamente se cumpra a missão dos Institutos Federais de implementar processos educativos, públicos e gratuitos de ensino, pesquisa e extensão.