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Ref.: MmeMss44-001

Estimativa das respostas de usinagem para o corte ortogonal de uma liga de alumínio estrutural utilizando um modelo numérico Lagrangiano

Apresentador: Joalisson Weberson Sousa

Autores (Instituição): Sousa, J.W.(Instituto Federal da Paraíba); da Silva Arruda, R.K.(Instituto Federal da Paraíba); Ferreira, P.L.(INSTITUTO FEDERAL DA PARAIBA); dos Santos, R.S.(Instituto Federal da Paraíba); Martins, R.G.(Instituto Federal da Paraíba); Silva, E.S.(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba); da Silva, F.A.(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba); de Sousa, F.E.(Instituto Federal da Paraíba); de Lacerda Silva, M.Ã.(Instituto Federal da Paraíba);

Resumo:
O alumínio A2024-T351 tem a sua importância na indústria aeroespacial, destacando-se pela sua contribuição fundamental para a fabricação de componentes estruturais. Em relação ao processo de usinagem deste material, reconhece-se que tal procedimento gera carregamentos mecânicos e térmicos, influenciando diretamente a integridade superficial. Neste estudo, o foco recai sobre a avaliação do corte ortogonal do A2024-T351, com o intuito de mensurar a força de corte, frequência de segmentação, morfologia do cavaco e temperatura de corte. Através da utilização do software Abaqus CAE/Explicit e da implementação de uma abordagem Lagrangiana, um modelo foi desenvolvido no qual a peça foi representada como um objeto deformável, enquanto a ferramenta de corte foi modelada como rígida. O processo de corte foi executado sem a presença de fluido, e o comportamento mecânico foi descrito pelo modelo de Johnson-Cook para plasticidade e fratura, mantendo-se constantes os parâmetros de corte e a geometria da ferramenta. Os resultados obtidos permitiram identificar a força de corte, a frequência de segmentação do cavaco, as características geométricas do cavaco (pico, vale e passo), a razão de compressão do cavaco para cada característica geométrica (CCRmax, CCRmin, CCRavg) e a temperatura de corte. Essas medições são essenciais para compreender os efeitos do processo de usinagem para fins de otimização de processos e garantia da qualidade na produção de componentes aeroespaciais.