Mesa-redonda Research in Germany
Data: 26 de novembro de 2024, às 15h10
Evento: 25º CBECiMat | Fortaleza – CE – Brasil
Representantes do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e da Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) apresentarão um panorama do cenário da pesquisa acadêmica na Alemanha. A mesa-redonda incluirá informações sobre programas de financiamento e oportunidades de colaboração. Pesquisadores com experiência na Alemanha nas áreas de engenharia e ciência dos materiais compartilharão seus relatos.
Programação:
-
15h10 - O panorama de pesquisa na Alemanha
Palestrante: Natália Trigo - DAAD -
15h15 - Bolsas para estudo e pesquisa na Alemanha
Palestrante: Ida Meissner - DAAD -
15h25 - Fomento à pesquisa
Palestrante: Raquel Nascimento - DFG -
15h35 - Depoimentos dos pesquisadores brasileiros Moises Bastos e Cleiton Carvalho
Experiências de pesquisa na Alemanha nas áreas de Engenharia e Ciência dos Materiais -
15h50 – Perguntas e encerramento
RESUMO
Representantes do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e da Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) apresentarão um panorama do cenário da pesquisa acadêmica na Alemanha, incluindo informações sobre programas de financiamento e oportunidades de colaboração. Além disso, pesquisadores com experiência de pesquisa na área de engenharia e ciência dos materiais na Alemanha compartilharão seus relatos.
PALESTRANTES:
Research in Germany
A Research in Germany é uma campanha do Ministério Alemão de Educação e Pesquisa com foco em promover a Alemanha como local de pesquisa e inovação. A campanha será representada pelas equipes do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e da Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG).
CONVIDADOS:
Dr. Moises Bastos Neto
O Dr. Moises Bastos Neto é Professor Associado lotado no Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará (Brasil), onde obteve seu título de Bacharel (2004) e grau de Mestre (2005) em Engenharia Química. Após concluir o mestrado, o professor Moises submeteu-se a uma seleção nacional realizada pelo DAAD/CAPES/CNPq para bolsas de doutorado integral na Alemanha, obtendo êxito e partindo para Leipzig no final de 2006. Seu Doutorado foi realizado integralmente no Institut für Nichtklassische Chemie e.V. da Universität Leipzig e concluído em 2011. Ao retornar ao Brasil naquele mesmo ano, realizou concurso para professor adjunto e vem atuando na UFC desde então. Seus interesses de pesquisa incluem fundamentos e processos de adsorção, métodos experimentais para avaliar propriedades de adsorção, caracterização de materiais adsorventes, adsorventes avançados, controle de emissões, captura de CO2 por adsorção e processos cíclicos de separação por adsorção (por exemplo, PSA, TSA), purificação de gases e armazenamento de energia, com foco em Hidrogênio e Biogás. Mais recentemente, ele começou a pesquisar a conversão de CO2 por catálise heterogênea visando a produção de DME e metanol.
Prof. Cleiton Carvalho Silva
Cleiton Carvalho Silva é Professor Associado III do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. É Técnico em Mecânica Industrial (1999) formado pelo CEFET-CE, Bacharel em Engenharia Mecânica (2004), Mestre (2007) e Doutor (2010) em Engenharia e Ciência de Materiais pela UFC. Foi bolsista da fundação Alexander von Humboldt Stiftung (AvH) como pesquisador experiente no Max-Planck-Institut für Eisenforschung GmbH (MPIE) de Düsseldorf na Alemanha, entre 2021-2022. Sua área de atuação em Engenharia Metalúrgica envolve Metalurgia Física da Soldagem e Caracterização Microestrutural, com ênfase em Microscopia Eletrônica. É membro do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Soldagem (LPTS) da UFC. Possui destacada atuação na análise da soldagem similar e dissimilar de ligas à base de níquel e soldabilidade de aços inoxidáveis e superligas. O Prof. Cleiton tem atuado como consultor ad hoc da CAPES, CNPq e fundações de apoio. É Editor-Chefe da revista Soldagem & Inspeção e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Foi Vice-Coordenador (2016-2017) e Coordenador (2017-2021) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais da UFC. É membro titular da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), da American Welding Society (AWS), da American Society for Metals (ASM) e da The Minerals, Metals & Materials Society (TMS).
Entre em contato conosco caso precise de qualquer assistência