Regras
As regras poderão ser alteradas a qualquer momento.
Financiamento da FAPESP para participação de doutores paulistas no 25º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (25º CBECIMAT):
- Apresentar trabalho no 25º CBECIMAT, do qual seja autor ou coautor e que seja resultante de apoio da FAPESP, na forma de Auxílio ou Bolsa, concluído há no máximo 3 (três) anos antes da data de início do evento. Tal apoio (n° do processo FAPESP) deve ser mencionado explicitamente no final do resumo e no trabalho final)
- Ser doutor ligado a Instituição do Estado de São Paulo.
- Não ter Benefícios Complementares em auxílios ou bolsas da FAPESP.
- Não é necessária a prévia aprovação do trabalho no Evento.
- Pagamento de até 5 diárias da FAPESP.
- Pagamento de subsídio para passagem aérea e/ou transporte terrestre.
- Lembramos que o pagamento de inscrições poderá ser um item financiável pelas regras vigentes (https://fapesp.br/auxilios/organizacao)
- Os recursos aprovados serão liberados aos pesquisadores após a apresentação dos documentos exigidos pela FAPESP.
- O auxílio coletivo será encaminhado após o término das inscrições, e inclui solicitação de DIÁRIAS, TRANSPORTE e inscrição.
- Pesquisadores de outros estados deverão solicitar apoio às FAPs locais (Fundações de Amparo à Pesquisa de seus estados) ou às agências federais
- Sumula curricular no formato exigido pela FAPESP (baixe aqui)
Informações essenciais
Financiamento da FAPESP para participação de doutores paulistas no 25º CBECIMAT:
Instruções e documentos necessários para prestação de contas
DIÁRIAS
1 - Formulário “diárias” da FAPESP preenchido e assinado. No máximo 5 diárias, em número compatível com as datas de viagem (o modelo será fornecido oportunamente).
A FAPESP só financiará deslocamentos entre o local da Instituição paulista em datas compatíveis ao início e fim do Congresso. Viagens em datas não compatíveis com o Congresso ou outros roteiros necessitam obrigatoriamente de justificativa aceitável pela FAPESP.
- Cópia do bilhete eletrônico (E-ticket) constando nome e valor pago, ou, o original do recibo de compra de agência de turismo com o nome, valor, roteiro da viagem e número do processo FAPESP.
- Originais dos cartões de embarque.
- Formulário “passagens aéreas” da FAPESP preenchido e assinado (o modelo será fornecido oportunamente).
Atenção: no caso de aquisição de pacote turístico deverá constar o valor de cada item (hospedagem, transporte aéreo, traslados, taxas, etc.).
DESPESAS DE TRANSPORTE TERRESTRE
A FAPESP só financiará deslocamentos entre o local da Instituição paulista em datas compatíveis ao início e o final do Congresso. Viagens em datas não compatíveis com o Congresso ou outros roteiros requererá justificativa aceitável pela FAPESP.
Ônibus
- Apresentar o canhoto original da passagem rodoviária.
MAIS DÚVIDAS?
Acesse o manual de uso de recursos e prestação de contas da FAPESP (www.fapesp.br/5835).
Financiamento
Regras da FAPESP para participação em solicitações coletivas:
- A FAPESP financiará a taxa de inscrição do 25º CBECIMAT. favor conferir em todos os ambientes do sistema esta nova informacao.
- A FAPESP financiará até 5 diárias, de acordo com a participação do pesquisador no evento.
- A FAPESP financiará deslocamentos entre o local da Instituição de São Paulo em datas compatíveis com o início e o final do 25º CBECIMAT.
- Poderão ser solicitados:
- despesas de transporte terrestre e/ou aéreo de acordo com a localidade de origem. favor conferir em todos os ambientes do sistema esta nova informacao.
- Os recursos aprovados pela FAPESP serão liberados aos pesquisadores após o Evento e com a apresentação dos documentos exigidos.
Consulte todas as normas: http://www.fapesp.br/156#5.2
Atente-se: Pesquisadores do estado de São Paulo
b.1) Aplicam-se os requisitos dos itens “a” a “d”, da seção 5.1:
5.1.a)Estar em dia com a FAPESP (emissão de pareceres e devolução de processo, entrega de Relatório Científico e Prestação de Contas). Não serão habilitadas para análise as propostas cujo Responsável esteja em débito com a FAPESP há mais de 60 (sessenta) dias.
5.1.d)Ter vínculo empregatício com a Instituição de pesquisa no Estado de São Paulo proposta para sediar o projeto.
d.1) O credenciamento em programa de pós-graduação na instituição não se confunde com vínculo empregatício e nem dispensa esse requisito.
d.2) A FAPESP poderá aceitar, em determinadas condições, vínculos que não sejam empregatícios, mas comprovem solidez na dedicação acadêmica à Instituição de Pesquisa do Estado de São Paulo. Nesses casos, antes da submissão da proposta, deve ser apresentada consulta à Diretoria Científica da FAPESP, pelo canal “Converse com a FAPESP”, informando:
d.2.1) a natureza do vínculo institucional;
d.2.2) a quantidade de horas semanais de dedicação à pesquisa implicadas no vínculo;
d.2.3) a fonte de recursos para o pagamento;
d.2.4) duração do referido vínculo.
d.3) Professores Aposentados com vínculo com a Universidade de São Paulo - USP, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP devem informar que são aposentados e apresentar com a proposta documento comprobatório do tipo de vínculo com essas Instituições.
b.2) Apresentar trabalho no evento, do qual seja autor ou coautor e que seja resultante de apoio da FAPESP, na forma de Auxílio ou Bolsa, concluído há no máximo 3 (três) anos antes da data de início do evento. Tal apoio deve ser mencionado explicitamente no trabalho;
b.3) Não receber Benefícios Complementares em Auxílios vigentes, ou Reserva Técnica em Bolsas vigentes, concedidos pela FAPESP.