QUITOSANA: relato de experiência de práticas pedagógicas intertransdisciplinares no ensino superior

Referencia Apresentador Autores
(Instituição)
Resumo
Vh24-004
Célia Sousa Sousa, C.(Universidade Federal do Rio de Janeiro); Rocha, A.S.(Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Tamiasso-Martinhon, P.(Universidade Federal do Rio de Janeiro); A quitosana (QT) é um polissacarídeo com estrutura similar à da celulose, que além do baixo custo, é renovável, biodegradável e, portanto, tem grande importância socioeconômica e ambiental. Nesse contexto serão apresentados a prática docente e o potencial pedagógico da QT, no que concerne à disciplina teórico-experimental “Físico-Química de Biointerfaces e Nanoestruturas”, oferecida pela UFRJ aos alunos dos cursos de química e áreas afins. A escolha da QT como tema gerador teve por finalidade tornar a proposta intertransdisciplinar, abordando o conteúdo da ementa dessa disciplina, de modo a contemplar a contextualização social (S), tecnológica (T), política (P), econômica (E), cultural (C) e ambiental (A). Segundo a metodologia utilizada, os alunos eram convidados a fazerem propostas de aplicações da QT em diferentes áreas e, numa segunda etapa, eles obtinham filmes compósitos de QT para as aplicações sugeridas pelos mesmos. Analisando os resultados obtidos, destacamos os principais nichos de atividades propostas pelos alunos como sendo: (P) concessões dos portos e polos pesqueiros, comercialização e processamento de crustáceos, políticas públicas de desenvolvimento tecnológico sustentável; (S/C) valorizar, resgatar e manter tradições de comunidades pesqueiras, diminuindo a imigração, incentivar a parceria entre pequenos produtores e instituições de ensino e pesquisa; (E) biotecnologia, cosméticos, agroindústria, alimentícios, biomédicos, têxteis, farmacêuticos, papel, etc.; (A) processos de tratamento e purificação de água, de efluentes industriais, minimizadoras do impacto ambiental causado pelo acúmulo de carapaças de crustáceos em locais onde são gerados ou estocados; (T) desenvolvimento de novos materiais para diferentes finalidades. Assim, o estudo da química da QT foi usado em atividades educativas na formação de profissionais aptos ao desenvolvimento de práticas mais sustentáveis. Em relação às atividades ligadas ao conteúdo de química da disciplina, foram confeccionados filmes de diferentes compósitos de QT, todos propostos pelos alunos. Eles obtiveram estes filmes por dissolução de quitosana comercial em soluções de ácido acético, seguida de dispersão dos compostos modificadores – grafite, nanotubos de carbono e diferentes óxidos. As dispersões foram depositadas em diversos substratos, para serem caracterizadas posteriormente por métodos eletroquímicos. As aulas experimentais apresentaram um perfil de uso e aplicações da QT - que corrobora a viabilidade de seu emprego em biotecnologia. Do ponto de vista estratégico e operacional, a inclusão de projetos de escolha aberta mostrou-se muito satisfatória para que cada aluno assumisse uma postura mais autônoma frente ao seu processo de aprendizagem. É possível concluir que este tipo de atividade pedagógica é de suma importância na formação de futuros profissionais conscientes de seu papel na sociedade e, principalmente, como cidadão que deve ter um papel ativo frente às questões ambientais.
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